Laboratório de fisiologia do exercício Move2Health: entenda como está o desempenho do seu corpo?
O objetivo da Move2Health é desenvolver programas individualizados, de acordo com as necessidades e anseios de cada um.
Além disso, para a prática segura de exercícios físicos é necessário que os níveis de força e controle neuromuscular estejam adequados. É exatamente aí que o laboratório de fisiologia do exercício entra.
Os testes realizados pelo laboratório de fisiologia do exercício da Move2Health ajudam a entender claramente como está o desempenho do seu corpo. Além de identificar os objetivos a serem alcançados e apoiar as equipes pluridisciplinares na melhor estratégia de atuação de treinamento, bem como no acompanhamento desses parâmetros.
Agende um horário e faça sua avaliação no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Move2Health.
Quais testes são feitos no laboratório de fisiologia do exercício da Move2Health?
A estrutura e os profissionais responsáveis pelo laboratório de fisiologia da Move2Health estão habilitados a fazer tanto testes biomecânicos, como metabólicos.
Testes biomecânicos
Avaliação do Movimento
Feita com base em movimentos realizados pelo paciente, esta avaliação permite entender como está a mobilidade e estabilidade. O objetivo é monitorar e prescrever exercícios corretivos, bem como iniciar uma periodização adequada.
Avaliação Cinemática em 2D
Este teste capta dados em vídeo durante a execução de movimentos que possam evidenciar desequilíbrios biomecânicos. A ideia é comparar o desempenho funcional entre os membros inferiores para variáveis de força, potência e controle dinâmico.
Avaliação da Força Muscular - Dinamometria
Recomendada para atletas de alto rendimento e praticantes de esportes, identifica com a ajuda de um dinamômetro, possíveis desequilíbrios de força muscular. Esta avaliação resulta na prescrição de protocolos de exercícios corretivos que têm como objetivo atenuar essas discrepâncias e reduzir riscos de lesões musculares.
Y Balance Test
Avalia a estabilidade dinâmica, monitora a progressão da reabilitação ou programa de treinamento e identifica pessoas com alto risco de lesão em membros inferiores e déficits de performance funcional. Por meio desta avaliação, é possível monitorar a evolução para prescrição de exercícios proprioceptivos e neuromusculares.
Testes Metabólicos
Bioimpedância
Este exame oferece informações precisas sobre a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de tecido muscular, densidade óssea e tecido adiposo. Esses dados darão suporte para a definição das condutas e monitoramento da evolução a cada novo planejamento, bem como a respostas à rotina de treinos.
Calorimetria
Este exame é utilizado para medir a taxa metabólica basal (quantidade mínima de calorias de que seu organismo precisa para funcionar). O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio a cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está queimando naquele momento e quanto deve ser a ingestão calórica.
Ergoespirometria
Considerado um teste padrão ouro, ou seja, a única maneira de quantificar com exatidão o VO2máx e identificar de forma direta como está o condicionamento físico do indivíduo.
O VO2máx é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue captar do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, pela unidade de tempo.
Trata-se do melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. Quanto maior é o VO2 máximo, mais condicionado é o atleta. Vários fatores interferem na determinação do VO2 máximo, como faixa etária, gênero, genética, etnia, composição corporal, nível de atividade usual e tipo de exercício.
A ergoespirometria é indicada para atletas amadores para a prescrição adequada de treinamento; atletas profissionais para acompanhamento da evolução de treinamento; pessoas com queixas de cansaços durante atividades rotineiras e exercícios habituais; avaliação de hipertensos nas respostas dos medicamentos; casos de obesidade e avaliações pré-cirúrgicas.